Agência interna x Agência de publicidade (Externa)
terça-feira, 20 de agosto de 2013
Uma
discussão comum dentro da publicidade é saber qual a melhor opção entre agência
interna ou agência de externa? Quando entramos na universidade a primeira
impressão é que publicitário só trabalha em agência de publicidade, e que não
existem outras oportunidades. Mas depois de algum tempo aprendemos que dentro
da publicidade existem outros caminhos além da agência e que levam muitos
profissionais a trabalharem dentro de empresas que matem uma equipe interna,
que podem ser chamadas agência interna.
Com uma agência interna é comum que todas
as estratégias e materiais sejam produzidos internamente e consequentemente não
necessitando de uma agência externa. Por sua vez a agência externa oferece um
serviço especializado, com profissionais “criativos” que estão ligados
frequentemente no mercado e principalmente nas tendências de consumo. A partir
desse ponto surge uma dúvida qual a melhor opção?
Para um publicitário que está dentro
de uma agência externa é comum dizer que a melhor opção é contratar uma agência
externa, pois eles são especializados, criativos, tem um olhar diferente de
quem está de fora, não acaba influenciado por estarem isolados dentro da
cultura ou de olhar interno, criam com liberdade e sem vícios já que um
publicitário de agência externa trabalha com diferentes clientes, além de não
ter que submeter a regras e rotinas de uma empresa.
Já um publicitário de agência
interna vai dizer que a melhor opção é uma agência interna, pois eles estão
dentro da empresa o que facilita ao acesso a informações e principalmente ao
objetivo da empresa, o que diminui o tempo de produção já que o briefing vem
mais bem desenvolvido. Além disso, as ações tem maior dinamismo, menor chance
de erro, economia de verba, economia de tempo e principalmente ter sempre a disposição
uma equipe Full-time, o que às vezes não acontece dentro de uma agência
externa.
Se você está na dúvida entre “agência
Interna e agência externa” é importante listar suas
necessidades e a partir
desse ponto definir qual sua prioridade. Quando você opta por manter uma equipe
de marketing deve-se levar em conta o custo gerado por leis trabalhista que
podem chegar até 100% do salário pago, além disso, você deve estar ciente da
dificuldade em manter uma equipe de qualidade e também a falta de mão de obra
qualificada. Outro ponto importante é a escolha do profissional que irá liderar
o setor, pois é esse o profissional que irá montar sua equipe, irá definir
prioridades, montar estratégias, planejar o budget e realizar outras funções
importantes do cargo.
Se sua opção for trabalhar com uma
agência externa é importante que você tenha expertise sobre rotina de marketing
e principalmente sobre seu produto/serviço. Quando você não tem uma equipe
interna é necessário que você coloque no papel, qual o objetivo da sua empresa,
o que é o seu produto, para quem é indicado, para que classe vai ser feito a
comunicação entre outros dados necessários para montar um bom briefing.
O primeiro desafio é escolher a
agência que tenha o perfil da sua empresa, pois, dentro do mercado de agências
existem variados perfis, as principais empresas multinacionais trabalham com
várias agências, pois entendem que cada agência tem expertise em determinados
assuntos, o que potencializa a comunicação. Depois de escolher a agência é
importante escolher a forma de trabalho e principalmente a forma de comunicação
para que os trabalhos sejam feitos com mais agilidade e no prazo desejado.
Como podemos notar as duas opções
têm prós e contras que devem sim ser levado em consideração, em uma boa
comunicação é importante que tenha uma estratégia bem desenvolvida, visão
diferenciada (agência externa) e também informações seguras e rápidas e
agilidade (agência interna), a união dos dois seria melhor opção. Mas é difícil
dizer qual a melhor opção já que as duas acabam se complementando, a fórmula
ideal seria como as grandes empresas fazem uma equipe interna que entendam a
necessidade da empresa e uma agência externa que resolva essas necessidades.
2 comentários:
Gostei muito do texto. Sou acadêmico de PP, 4° Sem., e de fato esse questionamento surge. Sou da opinião que as empresas devem contratar agências, justamente pelo fato da criatividade e o "descompromisso" com regras e padrões - vícios - de uma empresa ou corporação. Gosto da ideia da empresa ter um departamento ou pessoa que seja o canal de relacionamento com a agência e vice versa.
É complicado ter uma opinião formado sobre o assunto, como disse os dois se completam. Mas se fosse escolher ficaria com uma agência interna com bons profissionais. rsrsrs
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