Agência interna x Agência de publicidade (Externa)

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Uma discussão comum dentro da publicidade é saber qual a melhor opção entre agência interna ou agência de externa? Quando entramos na universidade a primeira impressão é que publicitário só trabalha em agência de publicidade, e que não existem outras oportunidades. Mas depois de algum tempo aprendemos que dentro da publicidade existem outros caminhos além da agência e que levam muitos profissionais a trabalharem dentro de empresas que matem uma equipe interna, que podem ser chamadas agência interna.

            Com uma agência interna é comum que todas as estratégias e materiais sejam produzidos internamente e consequentemente não necessitando de uma agência externa. Por sua vez a agência externa oferece um serviço especializado, com profissionais “criativos” que estão ligados frequentemente no mercado e principalmente nas tendências de consumo. A partir desse ponto surge uma dúvida qual a melhor opção? 
            Para um publicitário que está dentro de uma agência externa é comum dizer que a melhor opção é contratar uma agência externa, pois eles são especializados, criativos, tem um olhar diferente de quem está de fora, não acaba influenciado por estarem isolados dentro da cultura ou de olhar interno, criam com liberdade e sem vícios já que um publicitário de agência externa trabalha com diferentes clientes, além de não ter que submeter a regras e rotinas de uma empresa.

            Já um publicitário de agência interna vai dizer que a melhor opção é uma agência interna, pois eles estão dentro da empresa o que facilita ao acesso a informações e principalmente ao objetivo da empresa, o que diminui o tempo de produção já que o briefing vem mais bem desenvolvido. Além disso, as ações tem maior dinamismo, menor chance de erro, economia de verba, economia de tempo e principalmente ter sempre a disposição uma equipe Full-time, o que às vezes não acontece dentro de uma agência externa.

            Se você está na dúvida entre “agência Interna e agência externa” é importante listar suas 
necessidades e a partir desse ponto definir qual sua prioridade. Quando você opta por manter uma equipe de marketing deve-se levar em conta o custo gerado por leis trabalhista que podem chegar até 100% do salário pago, além disso, você deve estar ciente da dificuldade em manter uma equipe de qualidade e também a falta de mão de obra qualificada. Outro ponto importante é a escolha do profissional que irá liderar o setor, pois é esse o profissional que irá montar sua equipe, irá definir prioridades, montar estratégias, planejar o budget e realizar outras funções importantes do cargo.

            Se sua opção for trabalhar com uma agência externa é importante que você tenha expertise sobre rotina de marketing e principalmente sobre seu produto/serviço. Quando você não tem uma equipe interna é necessário que você coloque no papel, qual o objetivo da sua empresa, o que é o seu produto, para quem é indicado, para que classe vai ser feito a comunicação entre outros dados necessários para montar um bom briefing.

            O primeiro desafio é escolher a agência que tenha o perfil da sua empresa, pois, dentro do mercado de agências existem variados perfis, as principais empresas multinacionais trabalham com várias agências, pois entendem que cada agência tem expertise em determinados assuntos, o que potencializa a comunicação. Depois de escolher a agência é importante escolher a forma de trabalho e principalmente a forma de comunicação para que os trabalhos sejam feitos com mais agilidade e no prazo desejado.

            Como podemos notar as duas opções têm prós e contras que devem sim ser levado em consideração, em uma boa comunicação é importante que tenha uma estratégia bem desenvolvida, visão diferenciada (agência externa) e também informações seguras e rápidas e agilidade (agência interna), a união dos dois seria melhor opção. Mas é difícil dizer qual a melhor opção já que as duas acabam se complementando, a fórmula ideal seria como as grandes empresas fazem uma equipe interna que entendam a necessidade da empresa e uma agência externa que resolva essas necessidades.





2 comentários:

Anderson disse...

Gostei muito do texto. Sou acadêmico de PP, 4° Sem., e de fato esse questionamento surge. Sou da opinião que as empresas devem contratar agências, justamente pelo fato da criatividade e o "descompromisso" com regras e padrões - vícios - de uma empresa ou corporação. Gosto da ideia da empresa ter um departamento ou pessoa que seja o canal de relacionamento com a agência e vice versa.

Unknown disse...

É complicado ter uma opinião formado sobre o assunto, como disse os dois se completam. Mas se fosse escolher ficaria com uma agência interna com bons profissionais. rsrsrs