Os consumidores brasileiros de 2020

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Eis a questão, como será o consumidor brasileiro de 2020? Essa é a pergunta que muitos executivos estão fazendo. Nos próximos 10 anos o Brasil irá sediar dois grandes eventos mundiais que serão responsáveis pelo crescimento e pela principal mudança do consumidor brasileiro, a Copa do mundo e as Olimpíadas.

Desde 2008, o Brasil está sendo alvo de muitos investimentos devido à boa passagem que teve pela crise imobiliária que afetou o mercado internacional. No ano de 2011 o mundo está passando por mais uma crise e o Brasil está com o mercado interno muito estabilizado e isso está trazendo muitos investimentos.

     Hoje o Brasil é o 5ª pais que mais recebe investimento no mundo com US$ 48,4 bilhões atrás apenas dos Estados Unidos (US$ 228,2 bilhões), China (US$ 105,7 bilhões), Hong Kong (US$ 68,9 bilhões) e Bélgica (US$ 61,7 bilhões). Isso ilustra a confiança que os investidores estão tendo no Brasil.

     Para pensar no consumidor de 2020 é importante ter alguns diagnósticos que irá fazer muita diferença. Três fatores importantes são:

  •      Classe C- Hoje a classe C tem poder de compra e estão consumindo produtos de qualidade e deixando o fator preço em 2º plano, e isso faz com que as empresas repensem em seus produtos até mesmo para não perder espaço no mercado.

  •      Envelhecimento populacional - Outro fator importante para se pensar no futuro é o envelhecimento da sociedade brasileira, o número de idosos irá aumentar consideravelmente e será um mercado ainda não explorado.

  • Tecnologia - Com a velocidade da tecnologia é cada vez mais comum ver novas oportunidades. Há algum tempo o consumidor não tinha muitas informações, e hoje graças as novas tecnologias o consumidor tem informações e tem o poder de escolher o seu produto e até mesmo participar do processo de criação de novos produtos.

     Além desses três fatores, existem muitos outros que irão mudar o perfil do consumidor de 2020, mas é importante olhar essas mudanças de perto para que essas novas tendências não sejam perdidas e as empresas estejam preparadas para suportar essa nova realidade.

     No cenário atual é possível notar que as empresas estão cada vez mais dedicadas ao seu público, diferentemente de alguns anos atrás que o público era apenas espectadores. Hoje o consumidor tem informação, tem poder e principalmente tem autenticidade para escolher qual produto ele quer consumir.

     Não é possível saber como será o consumidor de 2020, pois muitas coisas irão acontecer. Mas é importante olhar para esses próximos 10 anos, será muito importante para o futuro das marcas e principalmente dos profissionais de marketing.

Por Rafael Koshima

0 comentários: