Quanto vale um comercial no horário nobre na TV Globo?

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

            Muitas pessoas devem se perguntar: Qual o preço de 30 segundos no horário nobre (das 20 às 22 h) da TV Globo? Em uma notícia da UOL foi divulgado que em 2008 o preço de uma inserção estava na casa de R$ 300.000,00, na mesma notícia também havia a informação de que a novela daquela época tinha atingido 37 pontos de audiência (1 ponto = 50  mil TV´s sintonizadas no canal, na grande São Paulo).
            Se você prestar atenção os horários nobres estão preenchidos sempre pelas mesmas empresas e se fizermos as contas de 30 inserções passaria longe de qualquer planejamento de mídia que um dia você pensou em fazer.
            Para uma empresa de porte estadual ou de segmentos específicos um planejamento de mídia deste tamanho foge definitivamente de qualquer orçamento. Mas para uma empresa de porte nacional que tenha produtos de primeira necessidade o orçamento está dentro do padrão.
            Vamos agora analisar o preço do horário nobre, considerando os dados da notícia UOL, R$ 300.000,00 atingiu 1800000 pessoas apenas na cidade de São Paulo, sem considerar o restante do Brasil. Analisando a grosso modo a empresa gastou R$ 0,17 por espectador.
            Já, na análise de uma empresa que usa panfletos, folders, flyer para divulgar sua empresa o custo para atingir a mesma quantidade de pessoas (1800000) é cerca de R$ 800.000,00 (www.capitalcartoes.com.br), uma média de R$ 0,45 por pessoa.
            Dessa forma podemos constatar que apesar de parecer um preço teoricamente alto os benefícios são maiores e o preço menor. Não podemos definir um planejamento de mídia apenas observando uma mídia especifica, mas essa análise mostra a importância de considerar além do preço a abrangência dessa mídia.

Por: Rafael Koshima

0 comentários: