É preciso dizer não!
terça-feira, 19 de fevereiro de 2013
Começar
uma vida profissional não é uma tarefa fácil, alguns dizem que o mais difícil é
escolher qual profissão seguir, mas posso ser sincero? O pior ainda está por
vir, neste momento da vida o novo profissional está em momento de transição,
saindo de uma vida sem preocupações para uma vida de poucas chances e muitos
concorrentes.
O
primeiro emprego após a formatura pode ser encantador e ao mesmo tempo
assustador, para quem já passou por um estágio está um pouco mais preparado,
mas mesmo assim a história é totalmente diferente. No estágio você era apenas
“o estagiário” está lá para aprender e errar (o que é bem comum), passar por
esse processo é algo muito agregador, mas nada que se compare a vida
profissional.
Quando
você assume seu primeiro emprego após a graduação você não é mais “o
estagiário” que pode errar e aprender, agora você é o profissional que não pode
errar e deve ter um rendimento acima do esperado. Devido à falta de gestão de
algumas empresas e o ensino deficitário de algumas universidades, o
profissional não tem treinamento adequado e não consegue adquirir conhecimentos
na gestão da sua própria carreira.
O
profissional que sai da universidade tem o conhecimento teórico, mas infelizmente
o mercado de trabalho é muito mais que apenas ter conhecimento técnico, devido
à falta de experiência o “novo” profissional quer mostrar resultado, quer fazer
tudo, quer ganhar muito dinheiro e acaba esquecendo-se dos "nãos".
Dizer não
é o inicio do amadurecimento profissional, é quando você consegue distinguir o
que é urgente, muito urgente, extremamente urgente e o que você deve fazer.
Quando você assume uma função você precisa entender qual seu dever, saber
direcionar seu melhor desempenho e tempo para aquilo que é sua obrigação. Tudo
que é fora da sua obrigação você deve calcular para não atrapalhar aquilo que é
sua obrigação. Pois você será cobrado por aquilo que é seu dever e não por
aquilo que era “urgente, muito urgente ou extremamente urgente”.
Mas não
se engane você deve ser pró-ativo, fazer mais do que seu dever, procurar
soluções para problemas, procurar diminuir gastos, aumentar ganhos e tudo que
ajude a sua empresa. O importante é fazer sua obrigação com qualidade em menor
tempo possível e usar o tempo economizado para ser pró-ativo.
Por: Rafael Koshima
0 comentários:
Postar um comentário