É preciso dizer não!

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013



           Começar uma vida profissional não é uma tarefa fácil, alguns dizem que o mais difícil é escolher qual profissão seguir, mas posso ser sincero? O pior ainda está por vir, neste momento da vida o novo profissional está em momento de transição, saindo de uma vida sem preocupações para uma vida de poucas chances e muitos concorrentes.

            O primeiro emprego após a formatura pode ser encantador e ao mesmo tempo assustador, para quem já passou por um estágio está um pouco mais preparado, mas mesmo assim a história é totalmente diferente. No estágio você era apenas “o estagiário” está lá para aprender e errar (o que é bem comum), passar por esse processo é algo muito agregador, mas nada que se compare a vida profissional.

            Quando você assume seu primeiro emprego após a graduação você não é mais “o estagiário” que pode errar e aprender, agora você é o profissional que não pode errar e deve ter um rendimento acima do esperado. Devido à falta de gestão de algumas empresas e o ensino deficitário de algumas universidades, o profissional não tem treinamento adequado e não consegue adquirir conhecimentos na gestão da sua própria carreira.

            O profissional que sai da universidade tem o conhecimento teórico, mas infelizmente o mercado de trabalho é muito mais que apenas ter conhecimento técnico, devido à falta de experiência o “novo” profissional quer mostrar resultado, quer fazer tudo, quer ganhar muito dinheiro e acaba esquecendo-se dos "nãos".

            Dizer não é o inicio do amadurecimento profissional, é quando você consegue distinguir o que é urgente, muito urgente, extremamente urgente e o que você deve fazer. Quando você assume uma função você precisa entender qual seu dever, saber direcionar seu melhor desempenho e tempo para aquilo que é sua obrigação. Tudo que é fora da sua obrigação você deve calcular para não atrapalhar aquilo que é sua obrigação. Pois você será cobrado por aquilo que é seu dever e não por aquilo que era “urgente, muito urgente ou extremamente urgente”.

            Mas não se engane você deve ser pró-ativo, fazer mais do que seu dever, procurar soluções para problemas, procurar diminuir gastos, aumentar ganhos e tudo que ajude a sua empresa. O importante é fazer sua obrigação com qualidade em menor tempo possível e usar o tempo economizado para ser pró-ativo.

0 comentários: